Calosidade nos pés: Quais as diferenças e como cuidar?

Confira o que é a calosidade nos pés, a diferença entre ela e os calos e como prevenir e tratar.

Você já sentiu dores ou incômodos na região dos pés? Pode ser que você esteja sofrendo com calosidades, um problema bastante comum que pode afetar a saúde dos seus pés.

Neste post, vamos falar um pouco sobre as diferenças entre as calosidades nos pés e como cuidar delas de forma adequada.

O que é calo e calosidade?

O calo e a calosidade são formados a partir do excesso de queratina na região.

A queratina é uma proteína fibrosa, rígida e impermeável à água que forma as nossas unhas, pelos e pele. Porém, quando se encontra em excesso, é chamada de hiperqueratose.

A hiperqueratose é mais frequente nos pés e mãos, mas pode acontecer em qualquer parte do corpo em que aconteça atrito e pressão constante (como pessoas que tocam violão possuem calos no dedos, por exemplo).

Qual a diferença entre calo e calosidade?

Os calos são pequenas áreas de pele espessa e dura, superficiais, de aparência mais regular e costumam ser assintomáticos, ou seja, não geram sintomas ou incômodos.

Já a calosidade é mais profunda, maior e mais difusa, geralmente causada por uso frequente de sapatos apertados, ou pisada incorreta que sobrecarrega uma região do pé.

Geralmente, ela é acompanhada de dores e incômodos, inclusive aumentando o risco de infecções e outras complicações.

Existem formas de prevenir a calosidade?

Para prevenir a calosidade, podem ser tomados alguns cuidados, como:

  • Usar calçados confortáveis e adequados para o tamanho e formato dos seus pés. Evite sapatos apertados ou que causem atrito e pressão excessiva nos pés;
  • Utilizar palmilhas e protetores para os pés, que ajudam a distribuir o peso do corpo de forma mais uniforme e reduzir o atrito e pressão nas áreas afetadas (orientamos a consulta a um ortopedista);
  • Realizar massagens nos pés com cremes específicos e alguns óleos essenciais, que ajudam a estimular a circulação sanguínea;
  • Hidratar os pés regularmente com cremes e loções hidratantes. Isso ajuda a amaciar a pele e prevenir o ressecamento, que pode agravar a calosidade.

Um tratamento muito realizado em clínicas de estética é o Spa dos pés, que nada mais é do que uma super hidratação dos pés, auxiliando na prevenção de calos e calosidades.

Existe tratamento para calosidade?

Existe um tratamento chamado Plástica dos pés, que é feito para tratar calosidade, queratose, rachaduras e ressecamento dos pés:

  1. Neste tratamento, é aplicado um produto com ação queratolítica (que irá dissolver a camada córnea – onde estão as células mortas).
  2. Após deixar o produto reagir, é feita uma raspagem nessa região, retirando a hiperqueratose.
  3. Ao final, é feita uma esfoliação para finalizar e vapor de ozônio para ajudar a higienizar e eliminar microrganismos, assim como ajudar na nutrição e hidratação dos pés.

Os resultados podem ser obtidos logo na primeira sessão, mas conforme são feitas mais sessões, consegue-se um resultado mais satisfatório.

Realização de tratamento para calosidade nos pés

O que fazer em casos mais graves?

Em casos mais graves, orientamos procurar um profissional especializado para avaliar o problema e indicar o tratamento mais adequado.

Conclusão

Em resumo, calo e calosidade nos pés são um problema comum que afetam a saúde e bem-estar.

Com os cuidados adequados, é possível prevenir e tratar esse problema de forma eficaz, mantendo seus pés saudáveis e livres de dor e desconforto.

Agende uma avaliação gratuita e confie em nós para cuidar da saúde dos seus pés.

Deixe um comentário